Já visitou Coimbra?

terça-feira, 20 de abril de 2010

LENDA DE COIMBRA

Vamos, agora, partilhar com o nosso estimado público a lenda da nossa linda e magnífica cidade de Coimbra. Há muitas lendas ligadas à nossa cidade, mas a lenda do brasão de Coimbra é a seguinte:
No ano 406 d.C., o rei dos alanos, Ataces, instalou-se no alto da colina a norte do Mondego, posição estratégica para a defesa de ataques inimigos. Em Conímbriga, sítio que se situa pertíssimo da cidade onde os alanos estavam instalados, estavam os Suevos, um povo inimigo do primeiro cujo rei era Hermenerico, um rei amado pelo seu povo.
Um dia, Ataces, rei dos alanos, viu a princesa Sueva, Cindazunda, filha do rei Hermenerico, de olhos claros, cabelos loiros e pele muito branca que o enfeitiçou completamente. O rei apaixonou-se perdidamente por aquela princesa.
Decidido a ficar com a princesa, Ataces junta um bando de guerreiros ferozes, armados até aos dentes, e ataca o povo impiedosamente, deixando Conímbriga em ruínas, como a conhecemos hoje. Sem qualquer opção de escolha, Hermenerico viu-se obrigado a aceitar o casamento de Ataces com a sua filha, Cindazunda, selando assim a paz entre os dois povos. Ainda hoje podemos, ao observar a bandeira do distrito de Coimbra (ver imagem em cima), ver um leão (símbolo dos alanos) e uma serpente (símbolo dos suevos), e Cindazunda em cima, em honra da união destes povos.

1 comentário: